• logo_operacaocortafogo_2022-1018x720.png

• 6f65bec9-c240-4332-b3c8-bd7fc5ad15f1.jpg

• 01d044a3-bcd4-42ca-922b-ea227c65c9aa.jpg

Operação Estiagem 2.023

No dia 01/06 deu-se inicio a Operação Estiagem 2023 OPOE, no estado de São Paulo, onde na oportunidade reuniram-se na câmara municipal de Cosmorama representante das Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil COMPDEC dos municípios limítrofes a Cosmorama (Americo de Campos, A. Florence e Votuporanga), além de representantes da Policia Miliar, Policia Militar Ambiental e Policia Militar Bombeiro do grupamento de Votuporanga e também representantes da usina COFCO.

Durante o encontro foi discutido meios de viabilizar um Plano de Auxilio Mutuo entre os municípios;

Criação de um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação de ocorrência, além de divulgação de material voltado a educação ambiental focando na prevenção.

Sobre a Operação Corta-Fogo

O estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, instituído em 2010, que visa: diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.

A Operação Corta-Fogo, como é chamado este Sistema, é formada por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Fundação Florestal (FF). A coordenação do sistema é realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade.  A articulação entre essas instituições ocorre por meio do Comitê Executivo, que tem como objetivo delinear ações integradas e complementares.