Operação Estiagem 2.023
No dia 01/06 deu-se inicio a Operação Estiagem 2023 – OPOE, no estado de São Paulo, onde na oportunidade reuniram-se na câmara municipal de Cosmorama representante das Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC dos municípios limítrofes a Cosmorama (Americo de Campos, A. Florence e Votuporanga), além de representantes da Policia Miliar, Policia Militar Ambiental e Policia Militar Bombeiro do grupamento de Votuporanga e também representantes da usina COFCO.
Durante o encontro foi discutido meios de viabilizar um Plano de Auxilio Mutuo entre os municípios;
Criação de um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação de ocorrência, além de divulgação de material voltado a educação ambiental focando na prevenção.
Sobre a Operação Corta-Fogo
O estado de São Paulo conta com o Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, instituído em 2010, que visa: diminuir os focos de incêndio no estado; reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) oriundas das queimadas; proteger áreas com cobertura vegetal contra incêndios; erradicar a prática irregular do uso do fogo, respeitando o disposto no Decreto Estadual nº 56.571/2010; e fomentar o desenvolvimento de alternativas ao uso do fogo para o manejo agrícola, pastoril e florestal.
A Operação Corta-Fogo, como é chamado este Sistema, é formada por diversos órgãos estaduais como a Coordenadoria Estadual de Proteção Defesa Civil (CEPDEC), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a Fundação Florestal (FF). A coordenação do sistema é realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade. A articulação entre essas instituições ocorre por meio do Comitê Executivo, que tem como objetivo delinear ações integradas e complementares.
Compartilhar
Deixar um comentário
Atenção: seu e-mail não será publicado.
Comentários