Prefeitura Municipal de Cosmorama -   Potencial Turístico

Potencial Turístico

A melhor experiência de turismo rural está aqui

 

Turismo Rural, uma jóia do interior

Após a realização do inventário, pesquisa de demanda e visitas técnicas pelo município de Cosmorama chegamos a um diagnóstico que a cidade possui um grande potencial na área de Turismo Cultural, Religioso e Rural. Esta análise ampara-se na existência de manifestações culturais, patrimoniais e históricas como elemento motivador. Observa–se que a prática do Turismo estimula, em certo ponto, o deslocamento de pessoas que buscam conhecimento e entendimento cultural. Um exemplo disso, acontece na cidade de Itu-SP; onde existe o Roteiro Caipira, que leva as pessoas por uma estrada, passando por fazendas históricas e atrativos culturais.

 

Praça da Matriz, centro da cidade; a foto mostra a igreja e  palco coberto para eventos.

 

Em Cosmorama dispomos de um dos trechos mais bonitos e preservados da Estrada Boiadeira do Taboado, uma das mais importantes rotas abertas na segunda metade do século XIX para estreitar as relações comerciais entre os estados de São Paulo e Mato Grosso. Na centenária estrada ainda estão mantidos seus vilarejos e casarões antigos evidenciando lugares que constituem o cenário histórico-patrimonial deste traçado. Pessoas de várias cidades e da zona rural participam de cavalgadas, caminhadas e eventos típicos realizados nas comunidades motivadas a conhecer a Velha Vereda do Sertão.

Os recursos e técnicas de pesquisa utilizados foram os mais variados, englobando desde a observação direta, em forma de pesquisas com a aplicação de formulários de entrevistas para os moradores e visitantes. Neste período houve o registro fotográfico de todos os atrativos pesquisados correspondentes ao território do município de Cosmorama, bem como da parte histórica, patrimonial e natural do local que se caracterizam como símbolos valiosos.

 

Estátua do Cristo Redentor na entrada da cidade; local é um mirante que pode ser acessado por visitantes.

 

Os resultados foram surpreendentes pois o conjunto de valores agregados neste trecho da estrada proporcionam uma dinâmica possibilidade de se praticar o Turismo Cultural neste local. Na Estrada Boiadeira, existe um conjunto de atrativos, entre eles casarões de alvenaria da década de 30, cemitérios boiadeiros que margeiam a centenária estrada, vilarejos e capelas, trilhas, pontes de madeira, córregos e toda fauna e flora existente, sendo popularmente conhecidos pelos seus moradores, que agora enxergam a possibilidade de transformar seus patrimônios em pontos de visitação.

Outro elemento a ser considerado é a marcante tradição cultural, legado deixado pelos tropeiros e mantido ao longo de décadas. Por anos, foram introduzindo elementos típicos desta região como a culinária, gírias, a fé, um estilo de vida que determinam a cultura raiz do homem sertanejo.

Do ponto de vista do Turismo Religioso, podemos considerar o potencial da tradicionalíssima Festa de Santo Antônio. Evento religioso, realizado há anos com duração de quatro dias e que atrai milhares de visitantes. O destaque o evento é a culinária típica e principalmente o frango recheado com gairova e assado no forno à lenha, de sabor incomparável.

A partir de todas estas evidência, acredita-se na implantação de roteiros turísticos oficiais incluindo as já mapeadas ‘‘Rota da Cachaça’’, ‘‘Rota dos Queijos e Café’’, ‘‘Rota dos Doces Típicos’’ e Festas Típicas. Lembrando que um projeto não deve deixar de voltar as suas origens. Deve ainda buscar sustentabilidade para sua localidade visando a viabilização de forma eficaz e consciente os atrativos históricos, patrimoniais e naturais.

Como complemento destas potencialidades culturais a cidade dispões ainda de completa infraestrutura urbana composta por hotel, restaurantes, lanchonetes, atendimento à saúde 24 horas, localização e acessos privilegiados (às margens da Rodovia SP 320), centro de eventos, etc. Outro ponto turístico que também merece reconhecimento e destaque é o Centro de Lazer do Trabalhador, uma área de rio represado (Córrego da Abelha) onde foram instalados quiosques, playgrounds, quadras esportivas, pista para caminhada, lanchonete, estacionamento, atracadouro e decks. O local permite a entrada gratuita do visitante e fica a cinco minutos do centro da cidade.

 

Centenário Jequitibá na Estrada Boiadeira, município de Cosmorama; o local foi ponto de parada dos
boiadeiros no final do século XIX; hoje muito conhecida como Rota de ciclistas, motoqueiros e cavaleiros.