Prefeitura Municipal de Cosmorama -   Estrada Boiadeira

Estrada Boiadeira

O centenário caminho aberto no final do século XIX com o objetivo de transportar boiadas através da Comitivas Boiadeiras entre os Estados de Mato Grosso e São Paulo, passa pelo município de Cosmorama, onde está o vilarejo rural “Bairro do Carrilho”. É um dos mais importantes patrimônios culturais do Estado de São paulo, conforme projeto de tombamento em tramitação no COMDEPHAAT estadual.

Em 1901, Euclides da Cunha escreve um livro, que contém um artigo identificado por “Contrastes e Confrontos”, onde menciona a Estrada do Porto do Taboado, dizendo que: “a rota possuía um caráter continental tão frisante que em pouco tempo duplicaria a vitalidade nacional”.

A necessidade de consolidar uma via de comunicação entre duas capitais, promovendo a ocupação do “Sertão de Rio Preto” era tão grande, que o governo da época não mediu esforços.
Além das questões históricas que por si só já mostram a relevância para sua preservação, há uma rica fauna e flora e paisagens naturais que potencializam projetos turísticos para promover além da salvaguarda da memória, a sustentabilidade das comunidades e vilarejos que resistem ao longo dos mais de 300 km da estrada boiadeira, como é o caso do Bairro do Carrilho.