Prefeitura Municipal de Cosmorama -   Bairro do Carrilho

Bairro do Carrilho

O Bairro do Carrilho é um importante referencial da região. Está a cerca de 300m da centenária Estrada Boiadeira do Taboado, no município de Cosmorama. Em seu perímetro existe um cmapo de futebol, uma capela, uma venda e um salão de quermesse bem estruturado, além de vários casarões da década de 30. O bairro é popularmente conhecido como bairro festeiro, por suas quermesses, festas juninas e demais comemorações, que oferecem animação a todos os moradores da região.

O destaque do local é um cemitério de crianças, construído há mais de 90 anos por Dona Arcanja (1856 – 1960), conhecida parteira dessas bandas. Ainda vive no local um de seus descentes, o Sr. Miguel Pedro Bessa, proprietário da antiga venda que abastece o local e é também fonte de importantes informações históricas e culturas. O local oferece almoço típico e é ponto de encontro de grupos como ciclistas, cavaleiros, motoqueiros, jeepeiros e visitantes em geral.

 

Antiga venda, mantida no local desde a década de 50.

 

Capela e barracão de festividades da comunidade.

 

Casarão da década de 1930.

 

Roteiro Cultural e Gastronômico

O saboroso almoço preparado por dona Olavina é servido à sombra de frondosas árvores de mangueiras na frente da antiga venda da comunidade. É possível saborear delícias da culinária caipira mediante agendamento. Um dos pratos mais conhecidos pelos visitantes é a farofa de palmito gairova e o frango caipira com pequi.

O pequi é colhido nos fundos da propriedade numa época específica do ano. Muito tradicional nos estados de Minas e Goiás, é um dos poucos pés em produção nesta região. nas fotos, um grupo de visitantes participou de um roteiro que inclui a Estrada Boiadeira, os engenhos, e o almoço típico.

 


Pequi, fruto encontrado na flora local e considerada uma iguaria no preparo de pratos típicos como o frango caipira.
 

 

 

 

 

 

Festa Populares

O saboroso almoço preparado por dona Olavina é servido à sombra de frondosas árvores de mangueiras na frente da antiga venda da comunidade. É possível saborear delícias da culinária caipira mediante agendamento. Um dos pratos mais conhecidos pelos visitantes é a farofa de palmito gairova e o frango caipira com pequi.

No cruzamento da estrada boiadeira, já no município de Cosmorama, encontra-se o Bairro do Carrilho, uma das comunidades rurais mais tradicionais do trecho delimitado. Os moradores vivem a tranquilidade do campo, procurando manter suas heranças culturais. Um dos pontos altos do vilarejo é o Cemitério de Crianças, da parteira dona Arcanja. Mesmo após cinco décadas do falecimento da parteira, que em tempos precários socorria mulheres de toda a região na hora do parto, sua lembrança se faz presente. Em todo 3 de maio, dia de Santa Cruz, Arcanja promovia um terço e uma festa com fartura de doces, salgados e anisete dentro do cemitério, que foi construído por ela no quintal de sua casa. O ritual pelas almas das crianças que não sobreviviam ainda é perpetuado pela comunidade. Até hoje um grande rosário de fogo à luz de velas se acende às margens da boiadeira.

 

Cemitério de crianças da parteira Arcanja Maria de Jesus (1856-1960), local onde é mantida a tradição da Festa de Santa Cruz em todo 3 de maio e que receba visitantes de diversas cidades.

 

 

Festa de Santa Cruz

 

 

 

Parteira dona Arcanja