Prefeitura Municipal de Cosmorama -   História

Cosmorama foi fundada em 10 de outubro de 1931.

Coronel Militão Alves Monteiro fundou o patrimônio denominado Santa Helena, na linha tronco que partia de Tanabi, nas proximidades do córrego do Cavalinho. Com o tempo, verificou-se que o povoado não estava bem localizado para a instalação de uma máquina para beneficiamento de café. Cel. Militão e Antônio Cândido Borges escolheram um novo local, em torno da já existente “Venda do Tatiano”, em terras de Cândido Borges, onde o agrimensor Germano Robach demarcou a área em quarteirões e datas, como era de praxe.

A demarcação é concluída em 10 de outubro de 1931, tendo como limitantes externos Manoel Inácio Pimenta e Militão Alves Monteiro, os quais também começaram a vender lotes e retalhar suas propriedades, expandindo o patrimônio.

Para a escolha do nome do patrimônio foi incumbido Sebastião Almeida Oliveira, o qual considerando a posição geográfica do local, sugeriu o nome de “Cosmorama”, “vista do mundo” em grego (do grego kosmos, mundo, e orama, vista).

Cosmorama foi elevada a categoria de município, desmembrando-se de Tanabi, em 24 de dezembro de 1948.