Prefeitura Municipal de Cosmorama -   22 de Março – Dia Mundial da Água

Educação e Cultura 28 de março de 2017

22 de Março – Dia Mundial da Água

A água é fundamental porque é um recurso natural único, escasso e essencial à vida de todos os seres vivos.

O futuro que queremos depende das ações que tomamos agora e para conquistá-lo é imprescindível uma mudança de consciência e da maneira de agir.

A EMEF Profª “Ana Maria Segura” percebe a necessidade de ações educativas voltadas a sensibilização da coletividade sobre questões ambientais, a sua organização e participação na defesa do meio ambiente.

Estamos voltados para práticas educativas efetivas, principalmente no que se refere à gestão hídrica, por isso desde o começo do ano letivo estão sendo trabalhadas inúmeras questões que servem como fortalecimento desse novo olhar em relação ao meio ambiente, especialmente a fonte da vida que é a água.

Para pensarmos diferente é necessário termos ações que nos esclareçam e possibilitem esse novo agir, então todos os alunos e professores estão compartilhando seus saberes e fortificando essa nova consciência em relação ao uso da água.

No dia 22 de março às 8 h 30 houve uma passeata que saiu da escola “Ana Maria” até a praça da matriz onde os alunos distribuíram adesivos conscientizadores à população e ao comércio. Em seguida foram a Estação de Tratamento de Água e se interaram de como ocorre o tratamento no nosso município e da importância que tem esse trabalho para a saúde das pessoas, para efetivar esse aprendizado a professora de Ciências, Rosângela, nossa querida professora Rô, ministrou uma aula ao ar livre, embaixo de frondosas árvores, explicando tudo sobre o tratamento de água de Cosmorama e salientou a excelência de 98% que nossa água possui, além da importância desse líquido para a vida em nosso planeta. Thais Bimbato Martins, assessora laboratorial, explicou tudo sobre o processo de análise e a importância de termos uma água de excelência atendendo todas as especificações de qualidade dos órgãos regulamentadores, como ocorre em nosso município.

Também participaram desse manifesto os professores Antonio Donisete, (História) Flavio Alves (Geografia) que possui trabalho em Captação, tratamento e distribuição de água, a vice-diretora Adriana Siqueira Garcia da Silveira, e a técnica educacional Fábia Calister.

Deixamos aqui também um agradecimento especial ao Coordenador do meio ambiente Teco Russafa, a diretora Maria Aparecida Fernandes Sagioneti, ao prefeito (Bigo) ao vice-prefeito ( Juninho Silveira) aos inspetores Grasieli e Jeferson e ao funcionário Gilmar Severino que nos acolheu com toda paciência e profissionalismo, além, lógico das nossas estrelas em forma de alunos.

Esse trabalho só foi possível com a ajuda de todo corpo docente e funcionários da escola “Ana Maria” que muito se empenharam e empenham para uma mudança real no modo como tratamos nosso planeta.

Tomar água nos dá vida. Tomar consciência nos dará água.